Territórios de aprendizagens

TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGENS marcos de reflexão e ação

25º Livro - agosto/2020 - ISBN - 978-65-5608-031-4 

Capa: Cely Sousa

Este Livro, o de número 25, é uma publicação da Coleção Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. A Maré, em seus dezoito anos de existência, é formada por educadoras e educadores histórico-críticos e, por meio desse projeto, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes sujeitos sociais, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico. 

Este projeto editorial foi criado na perspectiva de possibilitar, a todas as pessoas que desejam publicar seus textos científicos, um canal de divulgação por meio da organização social coletiva e de um processo de economia solidária.

Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante em que se dá o processo educacional, criar, refletir, problematizar e vivenciar novas abordagens metodológicas, didáticas, processos pedagógicos, tecnologias sociais, criações artísticas, fundamentos e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações espera-se que realizem intervenções significativas na sociedade em busca de melhores condições de justiça e cidadania crítica. A função deste projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e ética. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões teóricas e práticas.


O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES:

diálogos iniciais, 9


APRESENTAÇÃO, 13

CAPÍTULO 1

PROJETO ÉS-CRÊ-VER: relato de uma experiência com

motivação para a escrita, 23

Ailza de Freitas Oliveira

Fernando A. Abath L. C. Cananéa

Maria Cely de Sousa Silva

Soraya de Souza de Oliveira


CAPÍTULO 2

INCLUSÃO DIGITAL: pressuposto fundamental para o

exercício da cidadania no contexto da era informacional, 41

Adriana Lígia Tavares de Oliveira

Ana Lúcia Tavares de Oliveira

Josemar Elias da Silva Junior

Larissa Fernandes da Silva


CAPÍTULO 3

O ENSINO DE BALÉ NA ESCOLA DO THEATRO SANTA

ROZA: sua historicidade e consolidação, 59

Antonieta Soares Silva


CAPÍTULO 4

MITO BRASILEIRO À DERIVA: prometeu e a falsa

divindade, 85

Antônio Pereira Tavares Neto

Tânia Dantas Gama


CAPÍTULO 5

TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA:

estratégia pedagógica para a formação do enfermeiro, 107

Bianca Freitas Régis

Maria de Lourdes de Farias Pontes


CAPÍTULO 6

PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO: caminhos para o professorpesquisador, 127

Eduardo Rodrigues Viana de Lima

Luciene Vieira de Arruda

Márcio Balbino Cavalcante

Saulo Roberto de Oliveira Vital


CAPÍTULO 7

PSICOLOGIA POSITIVA: estado emocional, capacidade

laborativa e clima organizacional na empresa, 147

Fabiana Juvêncio Aguiar Donato

Simone Moura Faria Cabral


CAPÍTULO 8

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

CULTURAL A PARTIR DE JOGOS EDUCATIVOS:

jogando e aprendendo, 169

Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

Márcia Maria Barbosa de Menezes

Maria do Socorro Duarte de Almeida


CAPÍTULO 9

GESTÃO ESCOLAR E O CENÁRIO POLÍTICO

NORMATIVO: parâmetros regulamentativos em torno dos

anos de 1990, 181

Iranete de Araújo Meira

Veridiana Xavier Dantas

 

CAPÍTULO 10

O CINEMA COMO ELEMENTO DA IDENTIDADE

CULTURAL: chegada do cinema em Cabedelo/PB, 207

Judas Tadeu Patrício Correia


CAPÍTULO 11

O LEITOR EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO

DE LIBERDADE: a leitura enquanto prática de

ressocialização, 225

Lívia Carvalho Teixeira Lins

Maria Leuziedna Dantas

Patrícia Oliveira de Andrade