TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGENS marcos de reflexão e ação
25º Livro - agosto/2020 - ISBN - 978-65-5608-031-4
![]() |
Capa: Cely Sousa |
Este Livro, o de número 25, é uma publicação da Coleção Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. A Maré, em seus dezoito anos de existência, é formada por educadoras e educadores histórico-críticos e, por meio desse projeto, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes sujeitos sociais, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico.
Este projeto editorial foi criado na perspectiva de possibilitar, a todas as pessoas que desejam publicar seus textos científicos, um canal de divulgação por meio da organização social coletiva e de um processo de economia solidária.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante em que se dá o processo educacional, criar, refletir, problematizar e vivenciar novas abordagens metodológicas, didáticas, processos pedagógicos, tecnologias sociais, criações artísticas, fundamentos e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações espera-se que realizem intervenções significativas na sociedade em busca de melhores condições de justiça e cidadania crítica. A função deste projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e ética. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões teóricas e práticas.
O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES:
diálogos iniciais, 9
APRESENTAÇÃO, 13
CAPÍTULO 1
PROJETO ÉS-CRÊ-VER: relato de uma experiência com
motivação para a escrita, 23
Ailza de Freitas Oliveira
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
Maria Cely de Sousa Silva
Soraya de Souza de Oliveira
CAPÍTULO 2
INCLUSÃO DIGITAL: pressuposto fundamental para o
exercício da cidadania no contexto da era informacional, 41
Adriana Lígia Tavares de Oliveira
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Josemar Elias da Silva Junior
Larissa Fernandes da Silva
CAPÍTULO 3
O ENSINO DE BALÉ NA ESCOLA DO THEATRO SANTA
ROZA: sua historicidade e consolidação, 59
Antonieta Soares Silva
CAPÍTULO 4
MITO BRASILEIRO À DERIVA: prometeu e a falsa
divindade, 85
Antônio Pereira Tavares Neto
Tânia Dantas Gama
CAPÍTULO 5
TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA:
estratégia pedagógica para a formação do enfermeiro, 107
Bianca Freitas Régis
Maria de Lourdes de Farias Pontes
CAPÍTULO 6
PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: caminhos para o professorpesquisador, 127
Eduardo Rodrigues Viana de Lima
Luciene Vieira de Arruda
Márcio Balbino Cavalcante
Saulo Roberto de Oliveira Vital
CAPÍTULO 7
PSICOLOGIA POSITIVA: estado emocional, capacidade
laborativa e clima organizacional na empresa, 147
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato
Simone Moura Faria Cabral
CAPÍTULO 8
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
CULTURAL A PARTIR DE JOGOS EDUCATIVOS:
jogando e aprendendo, 169
Giovanna de Aquino Fonseca Araújo
Márcia Maria Barbosa de Menezes
Maria do Socorro Duarte de Almeida
CAPÍTULO 9
GESTÃO ESCOLAR E O CENÁRIO POLÍTICO
NORMATIVO: parâmetros regulamentativos em torno dos
anos de 1990, 181
Iranete de Araújo Meira
Veridiana Xavier Dantas
CAPÍTULO 10
O CINEMA COMO ELEMENTO DA IDENTIDADE
CULTURAL: chegada do cinema em Cabedelo/PB, 207
Judas Tadeu Patrício Correia
CAPÍTULO 11
O LEITOR EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO
DE LIBERDADE: a leitura enquanto prática de
ressocialização, 225
Lívia Carvalho Teixeira Lins
Maria Leuziedna Dantas
Patrícia Oliveira de Andrade