Supervisão Escolar

Autor: Fernando Antônio  Abath Luna Cananéa

Capa: Cely Sousa
Título: Supervisão escolar e gestão educacional no diálogo dos  saberes: experiências dos sujeitos educacionais na cultura,  na educação e na arte

Cidade/Editora:  João Pessoa/Ideia

Ano/Nº de Páginas: 2020/153

ISBN:  978-65-5608-044-4

 

Este livro é síntese de toda uma trajetória acadêmica e profissional, pautada nos princípios democráticos educacionais e culturais, e mais precisamente, resultante das experiências do autor como docente das disciplinas Supervisão Escolar, Gestão Educacional, Cultura e Arte ministradas sob o olhar dialético dessas funções. O desenvolvimento dessa discussão teórica seguiu por trilhas filosóficas, sociológicas, epistemológicas, sob a concepção da Educação Popular que se atualiza com a transformação da sociedade, dialogando com os entraves e possibilidades no atual contexto político-sócio-cultural. Inicia essa caminhada intelectual com a reflexão sobre os sujeitos aprendentes da educação, e, com a instigante pergunta “aprendemos com quem?”, nos provoca a refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem nos mais variados espaços físicos e virtuais de conhecimento que abriga a interatividade cognitiva entre aprendentes humanos e máquinas inteligentes aprendentes.

Apresento-lhes este livro com imenso prazer, por três dos inúmeros motivos que poderia apontar: a) por toda trajetória do autor dedicada as ações e estudos voltados para a Educação, Cultura e Arte, com ênfase na identidade cultural da cidadã e do cidadão; b) pela grandeza da discussão de experiências dos sujeitos educacionais na cultura, na educação e na arte, impressa nessa reflexão, e c) por ser Professora de Artes Cênicas da Educação Básica, e dessa forma, senti-me representada nesse debate tão necessário, singular e relevante a práxis escolar.

O leitor tem em mãos uma leitura imprescindível, principalmente para as/os profissionais da educação, e sobretudo, supervisoras/es escolares, gestoras/es educacionais e professoras/es, tendo em vista, que esse livro trata da Supervisão Escolar e Gestão Educacional sob a concepção da Educação Popular pautada nas ações democráticas de supervisão e gestão nos processos educacionais de ensino-aprendizagem. Isto posto, remete a uma educação problematizadora, emancipatória e libertadora gerida de forma democrática e participativa, tendo a supervisão e a gestão como facilitadoras nos processos pedagógicos da comunidade escolar, principalmente no que tange a construção do conhecimento a partir dos diálogos dos saberes populares e científicos, levando em consideração o processo de construção identitária dos sujeitos educacionais.

Professor Fernando Abath, agradeço-lhe imensamente por mais esse presente, uma obra com linguagem de fácil entendimento, mas sem perder o rigor científico, proporcionando, com primazia, leveza na leitura de um estudo denso, alcançando saberes populares e científicos.

 Caras/os leitoras e leitores, tenham uma boa leitura!

 Profa. Soraya de Souza de Oliveira