Livro Percursos Educacionais: ação-reflexão-ação

PERCURSOS EDUCACIONAIS - ação-reflexão-ação
14° Livro - novembro/2015 -
ISBN 978-85-8332-044-9
Capa - Cely Sousa

Esta Coletânea, a de número 14, faz parte do Projeto Editorial Novos Olhares, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais. Formada por educadores e educadoras, publica em sistema de autofinanciamento, textos, científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento-popular e científico.
Fundamental se faz, a esses educadores e educadoras, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, processos, tecnologias e práticas de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial pe difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares.


Sumário:

O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p.07

APRESENTAÇÃO - p.09

Capítulo 01
CULTURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: produção de verbetes a partir da leitura e discussão de provérbios populares - p.15
Ana Lidia Freire Matias

Capítulo 02
INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA: um olhar sobre educação de jovens e adultos - p. 29
Dayanna Cristiny Souza de Castro, Janaína de Castro Ferreira Lucena, Liana Aparecida de Andrade Montenegro e Sandra Cristina Moraes de Souza

Capítulo 03
DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: situação de risco do "menor" tutelado pelo Estado - p.43
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato, Manoel Vicente dos Santos Neto, Marcello Cadête da Silva e Marinesio Peixoto Batista Júnior

Capítulo 04
A SUPERVISÃO ESCOLAR COMO FACILITADORA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS - p.59
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa

Capítulo 05
A IMPORTÂNCIA DA INTERTEXTUALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - p.75
Francisca Vânia Rocha Nóbrega

Capítulo 06
EDUCAÇÃO POPULAR E AUTONOMIA - p.85
Francio Xavier Santos Costa, Francisco Xavier Pereira da Costa e Rosilene Silva Santos da Costa

Capítulo 07
A CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS: uma releitura da obra de Gérard Fourez - p. 103
Hieny Quezzia de Oliveira Bezerra, Julyana de Lira FErnandes, Sandra Cristina Moraes de Souza e Urânia Catão Maribondo da Trindade

Capítulo 08
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA - p.119
Isabella Oliveira de Andrade Virgínio, Maria do Livramento de Medeiros Guedes, Paula Franssinetti de Medeiros Guedes e Sandra Cristina Moraes de Souza

Capítulo 09
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA POPULAR E SUAS MÚLTIPLAS CULTURAS - p.133
Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça

Capítulo 10
HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA ESCOLA: obrigatoriedade, resistência e fragilidades - p.151
Lisianne Matias Saraiva Vicente


Registro do Lançamento:



Locais para Aquisição dos livros:
  • Sebo Cultural 
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do Centro de Educação