Livro 21° - IDENTIDADES EDUCACIONAIS entre abismos e pontes

IDENTIDADES EDUCACIONAIS
21° Livro - julho/2018   ISBN -  978-85-64059-07-8

Este livro, publicação de número 21, com lançamento em 2018, é a consolidação dessa ideia de procurarmos refletir teoricamente sobre nossas práticas educacionais, acreditando que a educação, como afirmava nosso mestre Paulo Freire, não muda o mundo, mas transforma as pessoas, e essas, por suas opções e ações transformarão a humanidade. Acreditamos numa educação crítica, emancipadora e transformadora.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.


Sumário:

O PROJETO NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p. 08

APRESENTAÇÃO - p. 11

CAPÍTULO 1
A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA:
o abismo entre a lei, a realidade e a participação do gestor educacional - p. 23
Adriano Araújo Santos e Fernando A. Abath Luna C. Cananéa

CAPÍTULO 2
PROJETO MARÉ DE POEMAS:
relatando experiências pedagógicas e educacionais - p. 35
Ailza de Freitas Oliveira, Fernando A. Abath Luna C. Cananéa, Lisianne Matias Saraiva e Soraya de Souza de Oliveira

CAPÍTULO 3
ALTERIDADE E TEATRO:
um caminhar diário rumo à descoberta de si e do outro - p. 51
Aline Catiane Paz Almeida

CAPÍTULO 4
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
 - p. 65
Ana Lúcia Tavares de Oliveira, Faysa de Maria Oliveira e Silva, Jefferson Higino da Silva e Josemar Elias da Silva Junior

CAPÍTULO 5
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA
 - p. 73
Cibele Rodrigues Bezerra

CAPÍTULO 6
A EDUCAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
o processo de aprendizagem por meio da prática de Gestão do Conhecimento - p. 95
Ediene Sousa de Lima, Rayan Aramís de Brito Feitoza e Sonia Scoralick de Almeida

CAPÍTULO 7
PRÁTICA E VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR: uma necessidade básica - p. 105
Eduardo Rodrigues Viana de Lima e Luciene Vieira de Arruda

CAPÍTULO 8
DIVERSIDADE E PLURALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR:
uma educação em e para os direitos humanos - p. 123
Érica Renata C. Araújo de Melo, Karla Alves Carlos e Luzivone Lopes Gomes

CAPÍTULO 9
UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR DE PATATIVA DO ASSARÉ EM SALA DE AULA
 - p. 137
José Iremar Rodrigues Gomes e Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

CAPÍTULO 10
O ESPAÇO SOCIAL E A INFLUÊNCIA CULTURAL NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS DA SAÚDE
: uma reflexão sobre o âmbito universitário e a permanência estudantil à luz de BOURDIEU - p. 155
José Getúlio e Araujo Junior, Kamilla Maria Sousa de Castro, Karla de Castro Oliveira E Narjara Campos de Araujo

CAPÍTULO 11
VOZ E IDENTIDADE NA PÓS MODERNIDADE – LÍQUIDA:
um olhar sobre educação - p. 171
Maria Sonaly Machado de Lima

CAPÍTULO 12
QUAL O LUGAR DO BRINCAR NA ESCOLA? reflexões sobre a cultura lúdica no ciclo de alfabetização - p. 183
Maria Sonaly Machado de Lima e Patrícia Fernanda da Costa Santos

CAPÍTULO 13
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PLANEJAMENTO URBANO A PARTIR DO ENFOQUE TERRITORIAL
 - p. 203
Ricardo Stumpf Alves de Souza

CAPÍTULO 14
O MITO DA CAVERNA E A ESCOLA SEM PARTIDO:
reflexões sobre a educação brasileira - p. 233
Soraya de Souza de Oliveira

Registro do Lançamento:


Locais para Aquisição dos livros:

  • Sebo Cultural
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do Centro de Educação