IDENTIDADES EDUCACIONAIS
21° Livro - julho/2018 ISBN - 978-85-64059-07-8
Este livro, publicação de número 21, com lançamento em 2018, é a consolidação dessa ideia de procurarmos refletir teoricamente sobre nossas práticas educacionais, acreditando que a educação, como afirmava nosso mestre Paulo Freire, não muda o mundo, mas transforma as pessoas, e essas, por suas opções e ações transformarão a humanidade. Acreditamos numa educação crítica, emancipadora e transformadora.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p. 08
APRESENTAÇÃO - p. 11
CAPÍTULO 1
A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: o abismo entre a lei, a realidade e a participação do gestor educacional - p. 23
Adriano Araújo Santos e Fernando A. Abath Luna C. Cananéa
CAPÍTULO 2
PROJETO MARÉ DE POEMAS: relatando experiências pedagógicas e educacionais - p. 35
Ailza de Freitas Oliveira, Fernando A. Abath Luna C. Cananéa, Lisianne Matias Saraiva e Soraya de Souza de Oliveira
CAPÍTULO 3
ALTERIDADE E TEATRO: um caminhar diário rumo à descoberta de si e do outro - p. 51
Aline Catiane Paz Almeida
CAPÍTULO 4
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA - p. 65
Ana Lúcia Tavares de Oliveira, Faysa de Maria Oliveira e Silva, Jefferson Higino da Silva e Josemar Elias da Silva Junior
CAPÍTULO 5
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA - p. 73
Cibele Rodrigues Bezerra
CAPÍTULO 6
A EDUCAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: o processo de aprendizagem por meio da prática de Gestão do Conhecimento - p. 95
Ediene Sousa de Lima, Rayan Aramís de Brito Feitoza e Sonia Scoralick de Almeida
CAPÍTULO 7
PRÁTICA E VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR: uma necessidade básica - p. 105
Eduardo Rodrigues Viana de Lima e Luciene Vieira de Arruda
CAPÍTULO 8
DIVERSIDADE E PLURALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: uma educação em e para os direitos humanos - p. 123
Érica Renata C. Araújo de Melo, Karla Alves Carlos e Luzivone Lopes Gomes
CAPÍTULO 9
UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR DE PATATIVA DO ASSARÉ EM SALA DE AULA - p. 137
José Iremar Rodrigues Gomes e Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
CAPÍTULO 10
O ESPAÇO SOCIAL E A INFLUÊNCIA CULTURAL NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS DA SAÚDE: uma reflexão sobre o âmbito universitário e a permanência estudantil à luz de BOURDIEU - p. 155
José Getúlio e Araujo Junior, Kamilla Maria Sousa de Castro, Karla de Castro Oliveira E Narjara Campos de Araujo
CAPÍTULO 11
VOZ E IDENTIDADE NA PÓS MODERNIDADE – LÍQUIDA: um olhar sobre educação - p. 171
Maria Sonaly Machado de Lima
CAPÍTULO 12
QUAL O LUGAR DO BRINCAR NA ESCOLA? reflexões sobre a cultura lúdica no ciclo de alfabetização - p. 183
Maria Sonaly Machado de Lima e Patrícia Fernanda da Costa Santos
Maria Sonaly Machado de Lima e Patrícia Fernanda da Costa Santos
CAPÍTULO 13
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PLANEJAMENTO URBANO A PARTIR DO ENFOQUE TERRITORIAL - p. 203
Ricardo Stumpf Alves de Souza
CAPÍTULO 14
O MITO DA CAVERNA E A ESCOLA SEM PARTIDO: reflexões sobre a educação brasileira - p. 233
Soraya de Souza de Oliveira
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros: