SER EDUCACIONAL - reflexões pedagógicas
17° Livro - fevereiro/2017 - ISBN -
978-85-8332-061-6
Este Livro, o de número 17, faz parte do Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. Formada por educadores e educadoras, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico.
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Este Livro, o de número 17, faz parte do Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. Formada por educadores e educadoras, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico.
Fundamental se faz, nesse
contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar,
refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos,
tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e
dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e
transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que
realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial
é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos,
sempre, novos olhares e novas discussões.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES:
diálogos iniciais - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 01
A BRINQUEDOTECA DO CENTRO
DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO EDUCATIVO - p.19
Adriana de Souza Cunha,
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa, Marlene Helena de Oliveira França e
Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca
Capítulo 02
A ESCOLA E O COMBATE AO AEDES
AEGYPTI: uma ação ecopedagógica interdisciplinar de Artes - p.49
Ailza de Freitas Oliveira
Capítulo 03
RELAÇÃO
TRABALHO-SAÚDE-AMBIENTE: estudo de riscos ergonômicos e ecotoxicológicos - p.63
Ellen Monteiro Furtado,
Gil Dutra Furtado, Jandiana Adelino da Silva e Rosemary Araújo Monteiro
Capítulo 04
SISTEMA CULTURAL: a arte
envolvida em um sistema e a resistência por meio das práticas
artístico-culturais - p.85
Fernando A. Abath L. C.
Cananéa
Capítulo 05
BIOÉTICA E EDUCAÇÃO
SUPERIOR: paradigmas em construção - p.101
Hieny Quezzia de Oliveira
Bezerra, Julyana de Lira Fernandes, Sandra Cristina Morais de Souza e Urânia
Catão Maribondo da Trindade
Capítulo 06
PRECONCEITO RACIAL EM
CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR: uma análise a partir da Psicologia de
Vygotsky - p.115
Iara Maribondo
Albuquerque, Khalil da Costa Silva, Layanne Vieira Linhares e Sandra Cristina
Morais de Souza
Capítulo 07
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
indicativos políticos em torno do campo - p.133
Iranete de Araújo e
Severino Bezerra da Silva
Capítulo 08
O TEATRO COMUNITÁRIO E O
LIVRO BANDEIRA DE SÃO JOÃO: uma abordagem sobre o impacto do espetáculo O Auto
do São João Menino nas crianças e jovens da zona rural e urbana em
Bananeiras/Paraíba - p.149
José Everaldo de Oliveira
Vasconcelos e Jucinaldo Herculano Pereira
Capítulo 09
TRABALHO EDUCAÇÃO E
FORMAÇÃO DOCENTE - p.159
Maria das Graças de
Almeida Baptista e Tânia Rodrigues Palhano
Capítulo 10
LINGUAGEM ORAL: da
formação às práticas - p.171
Tânia Dantas Gama
Registro do Lançamento: