EDUCAÇÃO NO
TERRITÓRIO DAS RESISTÊNCIAS
Este livro, publicação de número 23, com lançamento em 2019, é a
consolidação dessa ideia de procurarmos refletir teoricamente sobre nossas
práticas educacionais, acreditando que a educação, como afirmava nosso mestre
Paulo Freire, não muda o mundo, mas transforma as pessoas, e essas, por suas
opções e ações transformarão a humanidade.
Acreditamos numa educação crítica, emancipadora e transformadora.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo
conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias,
didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma
crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e
transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que
realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma
autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.
Sumário:
O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES: diálogos
iniciais
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
REFLEXÕES DAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE VÓ MERA:
patrimônio artístico e cultural do bairro do Rangel em João Pessoa-PB
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
CAPÍTULO 2
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios da educação
básica
Aurílio da Silva Guedes, Fernando A. Abath L. C.
Cananéa, Julianna Marques Sobral Sousa
CAPÍTULO 3
O LÚDICO COMO METODOLOGIA INOVADORA NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
BORBOREMA/PB
Célia Rejane Cassiano de Sousa, Luciene Vieira de
Arruda, Márcio Balbino Cavalcante
CAPÍTULO 4
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A METODOLOGIA DE PROJETOS NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), E A MINIMIZAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR
Emília Kelly Soares de Souza, Luciann Gustavo
Cicero Cavalcante de Athayde, Maria da Penha Araújo, Silvânia Felix de Lima
CAPÍTULO 5
A DANÇA E SUAS CONTRIBUIÇÕES TRANSFORMADORAS
Fabio Soares Brandão, Tânia Dantas Gama
CAPÍTULO 6
PEDAGOGIA NAS ORGANIZAÇÕES: as contribuições dos
saberes pedagógicos para o treinamento, a capacitação e o desenvolvimento de
colaboradores em Gestão de Pessoas
Felipe Cavalcanti Ivo
CULTURA E ARTE COMO CONSTRUÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS
VIVIDAS
Fernando A. Abath L. C. Cananéa, Leide Rosane S. S.
de Alcântara
CAPÍTULO 8
VIVÊNCIA EM PEDAGOGIA GRIÔ E A ARTE TEATRAL:
conhecimento corporal afetivo intergeracional
Fernando A. Abath L. C. Cananéa, Rachel Maria
Domingues, Simone de Fátima Alves Mendes
CAPÍTULO 9
MÁSCARAS NEUTRAS E EXPRESSIVAS: uma experiência que
permite levar crianças e adolescentes com transtornos à poética do corpo
Jucinaldo Herculano Pereira
CAPÍTULO 10
CIDADES SEM RUAS: a praça como elemento
estruturante da cidade e da cidadania
Ricardo Stumpf Alves de Souza
Locais de Aquisição da Obra:
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação
- ONG MARÉ - Entrando em contato conosco!