Livro 22° - PROTAGONISMO PEDAGÓGICO: vivências docentes emancipadoras

PROTAGONISMO PEDAGÓGICO - vivências docentes emancipadoras
22° Livro - novembro/2018   ISBN - 978-85-64059- 20-7



Este livro, publicação de número 22, com lançamento em 2018, é a consolidação dessa ideia de procurarmos refletir teoricamente sobre nossas práticas educacionais, acreditando que a educação, como afirmava nosso mestre Paulo Freire, não muda o mundo, mas transforma as pessoas, e essas, por suas opções e ações transformarão a humanidade. Acreditamos numa educação crítica, emancipadora e transformadora.


Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.




Sumário:


O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p.7

APRESENTAÇÃO - p.11

CAPÍTULO 1
A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES COM AS ARTES: o mamulengo como instrumento de aprendizado - p.21
Adriano Araújo Santos e Aline Cordeiro Queiroz de Sousa

CAPÍTULO 2
QUATRO OLHARES SOBRE O PROJETO MARÉ POSTAL - p.33
Ailza de Freitas Oliveira, Fernando A. Abath Luna C. Cananéa, Maria Cely de Sousa Silva e Soraya de Souza de Oliveira 

CAPÍTULO 3
CENÁRIO HISTÓRICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA - p.49
Alexandre de Oliveira Ferreira, Janine Marta Coelho Rodrigues e Wellingta Magnolia L. L. Andrade

CAPÍTULO 4
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A POLÍTICA EDUCACIONAL - p.65
Alexandre de Oliveira Ferreira, Wellingta Magnolia L. L. Andrade eWilson Honorato Aragão

CAPÍTULO 5
SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: um caminho significativo para o afroletramento - p.79
Amanda Caline da Silva Omar e Virna Vasconcelos Lopes - p.x

CAPÍTULO 6
EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA PÓS-MODERNIDADE: aspectos relevantes das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem das crianças e jovens - p.95
Ana Lúcia Tavares de Oliveira, Josemar Elias da Silva Junior, Larissa Fernandes da Silva e Tenilda da Silva Oliveira 

CAPÍTULO 7
Solte seu cabelo, prenda seu preconceito: reflexões sobre consciência negra na escola - p.121
Emanoel Lourenço da Silva e Zilma Maria da Silva

CAPÍTULO 8
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR E ORIENTADOR EDUCACIONAL FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS - p.137
Emília Kelly Soares de Souza

CAPÍTULO 9
O ENSINO DE FÍSICA E DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE UMA PRÁTICA COM A ROBÓTICA LIVRE - p.155
João Victor Alexandre Santos de Souza, Marcelo Brito Carneiro Leão, Rodrigo Baldow e Thaís Gabrielly Marques de Andrade

CAPÍTULO 10
A LINGUAGEM DA DANÇA DO VENTRE: um relato de experiência sobre a possibilidade de empoderamento do SER dançante - p.175
Tânia Dantas Gama



Registro do Lançamento:



Locais para Aquisição dos livros:

  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria

  • UFPB/CE - Praça do Centro de Educação

  • Ong Maré - Entrando em contato conosco