11° Livro - agosto/2014 - ISBN 978-85-8332-019-7
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Nesta coletânea, apresentamos diferentes olhares sobre nossas práticas voltadas à educação e a cultura, como elementos de superação dos inúmeros desafios educacionais da contemporaneidade. A educação, a cultura e a arte da humanidade e os seus processos educacionais e tecnológicos constroem novas possibilidades do ser, do agir e do pensar. A educação no século XXI apresenta-se desafiadora e a escola, chamada a responder por esses desafios encontra-se encurralada, pois muitas das questões que são colocadas para ela não lhe dizem totalmente respeito, pois dependem de outras ações, que de natureza econômica e financeira, que de políticas públicas de amparo à criança, ao adolescente e ao adulto. Essa superação é um desafio permanente. Fundamental se faz, aos educadores e educadoras, nesse contexto desafiador novas metodologias e processos de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 01
VIOLAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E HUMANOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES - p.15
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Capítulo 02
A VIOLÊNCIA JUVENIL E A PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ EM ALAGOAS - p.37
Calene Manuela dos Santos, Jailton de Souza Lira e Paulo Roberto de Santana
Capítulo 03
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um olhar pedagógico na escola Leônidas Santiago - p.55
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa
Capítulo 04
POLÍTICAS DE INCLUSÃO: pensando as cotas para ingresso nas universidades públicas - p.71
Elizenda Sobreiro Carvalho de Sousa e Rafael de Souza Honorato
Capítulo 05
SABERES E PRÁTICAS: inter-relação Psicologia e o Direito do vitimado sexualmente - p.99
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato e Kamila Arianne Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 06
SABERES DA VIDA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - p.121
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
Capítulo 07
DIÁLOGO ENTRE SUJEITOS: Luzia-homem, uma questão de gênero - p.149
Francisca Vânia Rocha Nóbrega
Capítulo 08
AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NO JOGO DE FUTSAL: a interdisciplinaridade e a contextualização da geografia no ensino fundamental - p.155
Marilúcia de Lima Macena, Kline Cunha Aranha e Thaís de Oliveira Guimarães
Capítulo 09
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB: o olhar das professoras - p.171
Sandra Cristina Moraes de Souza
Capítulo 10
ORALIDADE: contribuição para uma aprendizagem significativa - p.189
Tânia Dantas Gama
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos Livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação