10° Livro - abril/2014 - ISBN 978-85-8332-014-2
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Nesta obra, apresentamos diferentes olhares sobre nossas práticas voltadas à educação e a cultura, como elementos de superação dos inúmeros desafios educacionais da contemporaneidade. A educação, a cultura e a arte da humanidade e os seus processos educacionais e tecnológicas constroem novas possibilidades do ser, do agir e do pensar. A educação no século XXI apresenta-se desafiadora e a escola, chamada a responder por esses desafios encontra-se encurralada, pois muitas das questões que são colocadas para ela não lhe dizem totalmente respeito, pois dependem de outras ações, quer de natureza econômica e financeira, quer de políticas públicas de amparo à criança, ao adolescente e ao adulto. Fundamental se faz, aos educadores e educadoras, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante, criar, refletir e experienciar novas metodologias e processos de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialogada. A educação não transforma o mundo, mas transforma as pessoas e as pessoas transformarão o mundo.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 01
A RELEVÂNCIA SOCIAL DOS ARQUIVOS ESCOLARES - p.15
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Capítulo 02
O ALUNO VIRTUAL NA CONCEPÇÃO DOS APRENDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB VIRTUAL - p.37
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa
Capítulo 03
FUNÇÃO DO EDUCADOR E SUA ATUAÇÃO: contributos para o funcionamento da escola a criança e adolescentes vítimas de abuso sexual - p.59
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 04
PSICOMOTRICIDADE: práticas pedagógicas no segmento educacional - p.69
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato, Kátia Cilene de Melo Bezerra e Maria Betânia do Nascimento Silva
Capítulo 05
SABERES DA PRÁXIS: construindo pensares - p.79
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
Capítulo 06
LINGUAGEM FÍLMICA COMO LEITURA DE MUNDO E O EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS DA EJA - p.99
Francisca Vânia Nóbrega
Capítulo 07
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um novo olhar do educador na prática pedagógica da leitura e escrita - p.109
Gioconda Maria Medeiros Azevedo
Capítulo 08
A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES: objeto de dominação e libertação - p.119
Jailton de Souza Lira, Roberval Santos da Silva
Capítulo 09
DIALOGICIDADE EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES POPULARES - p.131
Maria Josevânia Dantas
Capítulo 10
PSICANÁLISE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: uma aplicação possível na perspectiva da inclusão escolar - p.145
Simone Simões da Cruz
Capítulo 11
A ORALIDADE À LUZ DA CIÊNCIA - p.155
Tânia Dantas Gama
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do CE