Livro Elos de Saberes

ELOS DE SABERES
10° Livro - abril/2014 - ISBN 978-85-8332-014-2
Capa - Cely Sousa


Nesta obra, apresentamos diferentes olhares sobre nossas práticas voltadas à educação e a cultura, como elementos de superação dos inúmeros desafios educacionais da contemporaneidade. A educação, a cultura e a arte da humanidade e os seus processos educacionais e tecnológicas constroem novas possibilidades do ser, do agir e do pensar. A educação no século XXI apresenta-se desafiadora e a escola, chamada a responder por esses desafios encontra-se encurralada, pois muitas das questões que são colocadas para ela não lhe dizem totalmente respeito, pois  dependem de outras ações, quer de natureza econômica e financeira, quer de políticas públicas de amparo à criança, ao adolescente e ao adulto. Fundamental se faz, aos educadores e educadoras, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante, criar, refletir e experienciar novas metodologias e processos de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialogada. A educação não transforma o mundo, mas transforma as pessoas e as pessoas transformarão o mundo.


Sumário:

O PROJETO NOVOS OLHARES - p.07

APRESENTAÇÃO - p.09

Capítulo 01
A RELEVÂNCIA SOCIAL DOS ARQUIVOS ESCOLARES - p.15
Ana Lúcia Tavares de Oliveira

Capítulo 02
O ALUNO VIRTUAL NA CONCEPÇÃO DOS APRENDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB VIRTUAL - p.37
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa

Capítulo 03
FUNÇÃO DO EDUCADOR E SUA ATUAÇÃO: contributos para o funcionamento da escola a criança e adolescentes vítimas de abuso sexual - p.59
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato

Capítulo 04
PSICOMOTRICIDADE: práticas pedagógicas no segmento educacional - p.69
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato, Kátia Cilene de Melo Bezerra e Maria Betânia do Nascimento Silva

Capítulo 05
SABERES DA PRÁXIS: construindo pensares - p.79
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa

Capítulo 06
LINGUAGEM FÍLMICA COMO LEITURA DE MUNDO E O EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS DA EJA - p.99
Francisca Vânia Nóbrega

Capítulo 07
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um novo olhar do educador na prática pedagógica da leitura e escrita - p.109
Gioconda Maria Medeiros Azevedo

Capítulo 08
A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA SOCIEDADE  DE CLASSES: objeto de dominação e libertação - p.119
Jailton de Souza Lira, Roberval Santos da Silva 

Capítulo 09
DIALOGICIDADE EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES POPULARES - p.131
Maria Josevânia Dantas

Capítulo 10
PSICANÁLISE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: uma aplicação possível na perspectiva da inclusão escolar - p.145
Simone Simões da Cruz

Capítulo 11
A ORALIDADE À LUZ DA CIÊNCIA - p.155
Tânia Dantas Gama


Registro do Lançamento:



Locais para Aquisição dos livros:

  • Sebo Cultural 
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do CE