EDUCAÇÃO (RÉ) CRIAÇÃO

 EDUCAÇÃO (RÉ) CRIAÇÃO

26º Livro - Julho/2021 - ISBN 978-65-5608-167-0


Capa Cely Sousa
Este Livro, o de número 26, é uma publicação da Coleção Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. A Maré, em seus mais de dezoito anos de existência, é formada por educadoras e educadores histórico-críticos e, por meio deste projeto, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes sujeitos sociais, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico. 

Este projeto editorial foi criado na perspectiva de possibilitar, a todas as pessoas que desejam publicar seus textos científicos, um canal de divulgação por meio da organização social coletiva e de um processo de economia solidária, sem fins lucrativos.

Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante em que se dá o processo educacional, criar, refletir, problematizar e vivenciar novas abordagens metodológicas, didáticas, processos pedagógicos, tecnologias sociais, criações artísticas, fundamentos e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica.

Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações espera-se que realizem intervenções significativas na sociedade em busca de melhores condições de justiça e cidadania crítica. A função deste projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e ética. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões teóricas e práticas.

 

 

O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES: DIÁLOGOS INICIAIS      9

FERNANDO A. ABATH L. C. CANANÉA 

 

APRESENTAÇÃO     13

FERNANDO A. ABATH L. C. CANANÉA

 

CAPÍTULO 1 

BEBÊS E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA PANDEMIA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS QUE (RE)CRIAM O COTIDIANO      25

AILZA DE FREITAS OLIVEIRA 

FERNANDO A. ABATH L. C. CANANÉA 

KARLA JENIFFER RODRIGUES DE MENDONÇA 

MOHANA ELLEN BRITO MORAIS CAVALCANTE 

 

CAPÍTULO 2 

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E COMPETÊNCIA INFORMACIONAL:  ABORDAGENS TERMINOLÓGICAS E SUAS APLICABILIDADES      50

ANA LÚCIA TAVARES DE OLIVEIRA 

JOSEMAR ELIAS DA SILVA JUNIOR 

LARISSA FERNANDES DA SILVA 

MARCO ANTÔNIO ALMEIDA LLARENA 

 

CAPÍTULO 3 

LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA ESTRUTURA (SUMÁRIO) E DO CONTEÚDO  DE CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS     75

ANTÔNIO PEREIRA TAVARES NETO 

DANIELE CRISTINA DA SILVA 

SANDRO DOS SANTOS NASCIMENTO

 

CAPÍTULO 4 

MOTIVAÇÃO E EXPERIÊNCIA EDUCACIONAIS DOS ALUNOS E PROFESSORES NO  CONTEXTO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA      96

AUDIVANIA RODRIGUES DA SILVA 

JOSEDETE GONÇALVES XAVIER 

 

CAPÍTULO 5 

OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRAM AO INCLUIR AS NOVAS  TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO      110

BEATRIZ AZEVEDO 

MARIA ANTONIETA PEREIRA TIGRE ALMEIDA 

 

CAPÍTULO 6 

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO AGRESTE PARAIBANO      132

CLÁUDIA CRISTINA PEREIRA LACERDA 

FRANCIKELLY GOMES BARBOSA PAIVA 

IÊDA FREIRE DO NASCIMENTO 

VANÚBIA MUNIZ ALVES DA SILVA 

 

CAPÍTULO 7 

EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO ELETRÔNICO      145

EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA 

MÁRCIO BALBINO CAVALCANTE 

 

CAPÍTULO 8 

ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS NOS CONGRESSOS  NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS      162

MARCELO BRITO CARNEIRO LEÃO 

RODRIGO BALDOW 

WALQUÍRIA CASTELO BRANCO LINS 

 

CAPÍTULO 9 

OLHO DO TEMPO: SABERES E FAZERES NO TEMPO DE SONHAR, CUIDAR E  COMPARTILHAR        185

MARIA DÉA LIMEIRA

 

CAPÍTULO 10 

O BIBLIOTECÁRIO COMO BIBLIOTERAPEUTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA  FORMAÇÃO EDUCACIONAL       203

MARÍLIA MESQUITA GUEDES PEREIRA 

 

CAPÍTULO 11 

LÉO, EU TAMBÉM SOU INVENTOR: O ENTRELAÇAMENTO DA ARTE E DA  CIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR      216

SORAYA DE SOUZA DE OLIVEIRA