15° Livro - abril/2016 - ISBN 978-858332-051-7
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Este Livro, o de número 15, faz parte do Projeto Editorial Novos Olhares, na ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais. Formada por educadores e educadoras, publica, textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento - popular e científico.
Fundamental se faz, a esses educadores e educadoras, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, processos, tecnologias e práticas de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 01
DOCENTES E A (IN-MÁ)FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - p.19
Ailza de Freitas Oliveira e Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
Capítulo 02
RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LETRAMENTO INFORMACIONAL - p.33
Alberto José Ferreira de Lima e Edna Gusmão de Goés Brennand
Capítulo 03
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES NA ESCOLA - p.51
Ana Lidia Freire Matias
Capítulo 04
CULTURA POPULAR BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS INDIVÍDUOS - p.67
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Capítulo 05
CONVERSANDO SOBRE METODOLOGIA DO ENSINO - p.83
Bernardina Silva de Carvalho, Francisco Pereira da Costa e Rosilene Silva Santos da Costa
Capítulo 06
PESCADORES NA PRAIA DA PENHA, LITORAL SUL DA PARAÍBA: estudos socioambientais das práticas e saberes locais - p.123
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, Gil Dutra Furtado e Rosemary Araújo Monteiro
Capítulo 07
FILOSOFIA DA CIÊNCIA: um estudo sobre o pensamento de Karl Popper - p.145
Hieny Quezzia de Oliveira Bezerra, Julyana de Lira Fernandes, Sandara Cristina Moraes de Souza e Urânia Catão MAribondo da Trindade
Capítulo 08
NOS CAMINHOS DA GEOGRAFIA: a importância do Trabalho de Campo no processo de ensino-aprendizagem - p.161
Márcio Balbino Cavalcante
Capítulo 09
JOGOS LÚDICOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LINGUAGEM E DA MATEMÁTICA - p.179
Rita de Cássia Coelho Pedrosa e Regina Maria Lima Ventura
Capítulo 10
O TELEFONE CELULAR: um vilão no processo de ensino-aprendizagem? - p.201
Soraya de Souza de Oliveira
Capítulo 11
PESQUISA E SENSIBILIDADE DIANTE DA ORALIDADE NA SALA DE AULA - p.219
Tânia Dantas Gama
Registro do Lançamento:
Locais para aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação