EDUCAÇÃO DIÁLOGADA
4° Livro - dezembro/2012 - ISBN 978-85-98311-89-0
![]() |
Capa - Cely Sousa |
A ideia central desta coletânea é a de oferecer ao público interessado em educação, meio ambiente, novas tecnologias da comunicação e da informação, supervisão escolar, festão educacional e seus diferentes diálogos, o papel da escola na atualidade, um conjunto de reflexões sobre esses variados temas. Os diferentes textos refletem sobre as novas responsabilidades sociais dos educadores(a) em geral e da escola em particular. São discussões que levam em conta a função da escola e seu processo de gestão na sociedade atual que se ampliou muito por força das novas exigências de formação e da omissão da família, bem como analisam o desempenho de outras instituições sociais ligadas ao fazer educacional. São proposituras bastante interessantes, pois analisam as questões ligadas as identidades próprias, a construção dos processos de autonomia e cidadania e são pautadas no cotidiano escolar e na experiência dos autores.
Sumário:
PROJETO NOVOS OLHARES - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 1
A LINGUAGEM ARTÍSTICA FRENTE À FRAGMENTAÇÃO DA IDENTIDADE E DA COMUNICAÇÃO HUMANA - p.13
Ailza de Freitas Oliveira
Capítulo 2
GESTÃO EDUCACIONAL: um velho conceito, uma nova realidade - p.29
Dina Amanda Salgado Domingues da Luz
Capítulo 3
A BELEZA DAS SIMETRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - p.52
Edson Thó Rodrigues
Capítulo 4
HERMENÊUTICA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO: tecendo saberes e pensamentos - p.63
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula e Glória Cristina Cornélio do Nascimento
Capítulo 5
ABUSO SEXUAL: silêncio e desocultação na dinâmica da escola - p.81
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 6
SUPERVISÃO ESCOLAR: o delicado processo de atualização do fazer profissional - p.95
Fernando A. Abath Luna C. Cananéa
Capítulo 7
A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO ALUNO NAS INFERÊNCIAS TEXTUAIS - p.109
Jandeline Ramos
Capítulo 8
A AULA DE CAMPO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexão prática do docente - p.141
Juraci Ildefonso C. de Oliveira e Pedro Henrique Sousa da Luz
Capítulo 9
CIDADÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: conceitos e perspectivas - p.157
Marco Antônio Granjeiro Lima
Capítulo 10
ORALIDADE: entrelaçando os fios da linguagem - p.181
Tânia Dantas Gama
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do CE