Livro Educação Dialogada


EDUCAÇÃO DIÁLOGADA
4° Livro - dezembro/2012 - ISBN 978-85-98311-89-0
Capa - Cely Sousa


A ideia central desta coletânea é a de oferecer ao público interessado em educação, meio ambiente, novas tecnologias da comunicação e da informação, supervisão escolar, festão educacional e seus diferentes diálogos, o papel da escola na atualidade, um conjunto de reflexões sobre esses variados temas. Os diferentes textos refletem sobre as novas responsabilidades sociais dos educadores(a) em geral e da escola em particular. São discussões que levam em conta a função da escola e seu processo de gestão na sociedade atual que se ampliou muito por força das novas exigências de formação e da omissão da família, bem como analisam o desempenho de outras instituições sociais ligadas ao fazer educacional. São proposituras bastante interessantes, pois analisam as questões ligadas as identidades próprias, a construção dos processos de autonomia e cidadania e são pautadas no cotidiano escolar e na experiência dos autores.  


Sumário:

PROJETO NOVOS OLHARES - p.07

APRESENTAÇÃO - p.09


Capítulo 1

A LINGUAGEM ARTÍSTICA FRENTE À FRAGMENTAÇÃO DA IDENTIDADE E DA COMUNICAÇÃO HUMANA - p.13
Ailza de Freitas Oliveira

Capítulo 2

GESTÃO EDUCACIONAL: um velho conceito, uma nova realidade - p.29
Dina Amanda Salgado Domingues da Luz

Capítulo 3

A BELEZA DAS SIMETRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - p.52
Edson Thó Rodrigues

Capítulo 4

HERMENÊUTICA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO: tecendo saberes e pensamentos - p.63
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula e Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Capítulo 5

ABUSO SEXUAL: silêncio e desocultação na dinâmica da escola - p.81
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato

Capítulo 6

SUPERVISÃO ESCOLAR: o delicado processo de atualização do fazer profissional - p.95
Fernando A. Abath Luna C. Cananéa

Capítulo 7

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO ALUNO NAS INFERÊNCIAS TEXTUAIS - p.109
Jandeline Ramos

Capítulo 8
A AULA DE CAMPO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexão prática do docente - p.141
Juraci Ildefonso C. de Oliveira e Pedro Henrique Sousa da Luz

Capítulo 9

CIDADÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: conceitos e perspectivas - p.157
Marco Antônio Granjeiro Lima

Capítulo 10

ORALIDADE: entrelaçando os fios da linguagem - p.181
Tânia Dantas Gama



Registro do Lançamento:




Locais para Aquisição dos livros:

  • Sebo Cultural 
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do CE