12° Livro - abril/2015 - ISBN 978-85-8332-030-2
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Nesta Coletânea, apresentamos diferentes olhares sobre nossos saberes e práticas voltadas à educação e a cultura, como elementos de superação dos inúmeros desafios educacionais da contemporaneidade. Vivemos um novo momento no país com o lançamento do Plano Nacional de Educação: 2014-2024. São vinte metas a serem implementadas por Estados e Municípios nesses próximos dez anos e que mudarão o processo educacional em nosso país, caso sejam alcançadas.
A educação, a cultura e a arte da humanidade e os seus processos educacionais e tecnológicos constroem novas possibilidades do ser, do agir e do pensar. A educação no século XXI apresenta-se desafiadora e a escola, chamada a responder por esses inúmeros desafios encontra-se encurralada, pois muitas das questões que são colocadas para a escola resolver não lhe dizem totalmente respeito, pois dependem de outras ações, quer de natureza econômica e financeira, quer de políticas públicas de amparo à criança, ao adolescente e ao adulto. Essa superação é um desafio permanente e os educadores e educadoras desse país não têm medido esforços.
Fundamental se faz, a esses educadores e educadoras, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, processos, tecnologias e praticas de ensino e de aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES: diálogos iniciais - p.07
APRESENTAÇÃO - p.09
Capítulo 01
IDEOLOGIA E POLÍTICA: uma análise das leis impostas pelo Estado burguês e da legislação educacional brasileira - p.15
Aline Soares Nomeriano, Renalvo Cavalcante Silva e Vicente José Barreto Guimarães
Capítulo 02
O BULLYING E A ESCOLA: um estudo exploratório de identificação e prevenção - p.39
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, Jeanne de Fátima Cunha de Oliviera e Tereza Cristina Borba Cornélio da Silva
Capítulo 03
SER PROFESSOR: significado e expectativas futuras - p.59
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa e Lívia Maria Montenegro Lins
Capítulo 04
COMPREENDER AS FACETAS DO ABUSO SEXUAL: questões jurídicas, psicológicas, sociais e educacionais - p.73
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato, Kamilla Arianne Juvêncio Aguiar Donato e Karolinne Elly Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 05
EDUCAÇÃO POPULAR: uma perspectiva de diálogo e ação nacional - p.87
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
Capítulo 06
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE EJA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO E AO TRABALHO - p.121
Francisca Vânia Rocha Nóbrega
Capítulo 07
TEATRO, LITERATURA E FÍSICA: o ensino sobre gravitação universal de Newton - p.133
Jenner Barretto Bastos Filho e Rodrigo Baldow
Capítulo 08
O ESPAÇO DA ORALIDADE E DA PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - p.153
Maria Sonaly Machado de Lima
Capítulo 09
A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA E O ENSINO RELIGIOSO NO CAMPO DA INCLUSÃO - p.167
Simone Simões da Cruz
Capítulo 10
LINGUAGEM JURÍDICA: vez e voz diante do princípio da oralidade - p.181
Tânia Dantas Gama
Capítulo 11
REPARAÇÃO PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA NOS ALUNOS DO 4° ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA - p.195
Wiviani Simonaci de Lima
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do CE