DIÁLOGOSEDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS
3° Livro - setembro/2012 - ISBN 978-85-98311-86-9
![]() |
Capa - Cely Sousa |
O século XXI ainda é um século desconhecido. Desconhecido no sentido de que ainda não temos todas as análises das mudanças nos paradigmas educacionais e suas interrelações.
No mundo atual, a incerteza, o temor ante o futuro, a violência, a indisciplina, a eficácia das metodologias educacionais e a falta de confiança na capacidade de construir projetos compartilhados nos ambientes educacionais nos levaram a reunir um grupo de educadores ligados a instituições de ensino de diferentes níveis, para, sob diferentes avaliações, práticas e fundamentos teóricos, refletirem em seus textos sob temas educacionais na atualidade, que se apresentam problematizadores diante dos desafios desse novo século.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES - p.7
APRESENTAÇÃO - p.9
Capítulo 1
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO: saberes pedagógicos, técnicos e/ou administrativos? - p.13
Ailza Freitas Oliveira
Capítulo 2
O SER HUMANO PLANETÁRIO (homo affectus holostemicus): da concepção à formação do educando - p.31
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Capítulo 3
PSICOLOGIA COGNITIVA: perspectiva da afetividade no âmbito escolar - p.49
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 4
GESTÃO EDUCACIONAL E PROTAGONISMO JUVENIL: participação e identidade na escola que deseja reencantar - p.61
Fernando A. Abath Luna C. Cananéa
Capítulo 5
UMA NOVA GERAÇÃO QUE ESCREVE E LÊ: os autores e leitores na internet - p.77
Francisco de Assis do Nascimento Silva Júnior e Rejane Ramos Peregrino
Capítulo 6
O PERFIL DO GESTOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - p.91
Gláucia Dantas Dias Alves
Capítulo 7
COMO PODE A LINGUAGEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO MULTICULTURAL? - p.127
Lucimar Almeida Dantas
Capítulo 8
ECOLEITURA: a inserção da educação ambiental no processo educativo - p.147
Maria Alves de Sousa Lima e Tânia Dantas Gama
Capítulo 9
A PEDAGOGIA INTERCULTURAL CRÍTICA E AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO - p.161
Wellingta Magnolia Lacerda Leite de Andrade
Capítulo 10
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS - p.183
Zilma Maria Ramos Jarry Richardson
Registro do Lançamento:
Locais para aquisição do livro:
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES - p.7
APRESENTAÇÃO - p.9
Capítulo 1
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO: saberes pedagógicos, técnicos e/ou administrativos? - p.13
Ailza Freitas Oliveira
Capítulo 2
O SER HUMANO PLANETÁRIO (homo affectus holostemicus): da concepção à formação do educando - p.31
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Capítulo 3
PSICOLOGIA COGNITIVA: perspectiva da afetividade no âmbito escolar - p.49
Fabiana Juvêncio Aguiar Donato
Capítulo 4
GESTÃO EDUCACIONAL E PROTAGONISMO JUVENIL: participação e identidade na escola que deseja reencantar - p.61
Fernando A. Abath Luna C. Cananéa
Capítulo 5
UMA NOVA GERAÇÃO QUE ESCREVE E LÊ: os autores e leitores na internet - p.77
Francisco de Assis do Nascimento Silva Júnior e Rejane Ramos Peregrino
Capítulo 6
O PERFIL DO GESTOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - p.91
Gláucia Dantas Dias Alves
Capítulo 7
COMO PODE A LINGUAGEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO MULTICULTURAL? - p.127
Lucimar Almeida Dantas
Capítulo 8
ECOLEITURA: a inserção da educação ambiental no processo educativo - p.147
Maria Alves de Sousa Lima e Tânia Dantas Gama
Capítulo 9
A PEDAGOGIA INTERCULTURAL CRÍTICA E AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO - p.161
Wellingta Magnolia Lacerda Leite de Andrade
Capítulo 10
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS - p.183
Zilma Maria Ramos Jarry Richardson
Registro do Lançamento:
Locais para aquisição do livro:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do CE