Livro 24° Educação (Re) viva

EDUCAÇÃO (RE) VIVA - novas reflexões, novas resistencias
24º Livro - novembro/2019   ISBN - 978-85-463-0499-8
Capa - Cely Sousa


Este Livro, o de número 24, é uma publicação da Coleção Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. A Maré, em seus dezessete anos de existência, é formada por educadoras e educadores histórico-críticos e, por meio desse projeto, publica textos científicos sobre educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir o conhecimento popular e científico.  Este projeto editorial foi criado na perspectiva de possibilitar, a todas as pessoas que desejam publicar seus textos científicos, um canal de divulgação por meio da organização social coletiva e de um processo de economia solidária. Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante em que se dá o processo educacional, criar, refletir, problematizar e vivenciar novas abordagens metodológicas, didáticas, processos pedagógicos, tecnologias sociais, criações artísticas, fundamentos e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica.  abemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir  essas transformações espera-se que realizem intervenções significativas na sociedade. A função deste  projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões teóricas e práticas.


Sumário:


O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES:
diálogos iniciais

CAPITULO 1
LINGUAGEM VISUAL E EXPERIÊNCIA CÊNCIA COMO PERFORMANCE: processo de criação e apreciação estética em artes na Educação Básica

Ailma Alves de Souza Arruda
Aurílio da Silva Guedes
Julianna Marques Sobral Sousa
Shirley Batista da Silva


CAPITULO 2
CAMINHOS DO SABER:  uma experiência didático pedagógica

Ailza de Freitas Oliveira
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
Lisianne Matias Saraiva
Maria Cely de Sousa Silva


CAPITULO 3
JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO

Alexandra Silva Oliveira Buriti

CAPITULO 4
A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL NOS ANOS  DE 1990 E A INFLUÊNCIA DA ORDEM NEOLIBERAL

Alex Viera da Silva
Givanildo da Silva
 Iranete de Araújo Meira

CAPITULO 5
PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS: um estudo sobre as percepções de futuro profissional dos alunos concluintes da Escola Cidadã Integral Técnica de Ensino Pastor João Pereira Gomes Filho.

Ana Cecília Costa Nascimento
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Josemar Elias da \silva Junior
Larissa Fernandes da Silva

CAPITULO 6
A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL: um relato de experiência na socioeducação do Estado da Paraíba

Arleciane Emilia de Azevedo Borges
Érica Renata Chaves Araújo de Melo
Klebson Felismino Bernardo

CAPITULO 7
POR UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA: uma aula interdisciplinar

Brianna Lídia Duarte Nunes Souza
Eliane Silva Pereira
Leticia dos Santos Amaral Almeida
Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida

CAPITULO 8
“CORPOSDOCENTES”: uma reflexão performática sobre a atuação das “artistasdocentes” na cidade de João Pessoa/PB

Hayala César de Sales
Lygia Maia Nobre de Figueiredo
Sandra Michelle de Cruz Melo

CAPITULO 9
FORMAÇÃO DOCENTE E DO GESTOR ESCOLAR: as competências interdisciplinares da profissão

Janine Marta  Coelho Rodrigues
Wellingta Magnólia L. L. Andrade

CAPITULO 10
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XXI: a educação de jovens e adultos e suas perspectivas

Luciana Ataíde Dias

CAPITULO 11
SAIA DO VIRTUAL E VENHA BRINCAR DE CIRCO:

Marinalva Rodrigues dos Santos

CAPITULO 12
TEATRALIDADE INFANTIL: uma discussão sobre o processo de criação da criança enquanto Ser artista

Soraya de Souza de Oliveira

Registro do Lançamento:


Locais de Aquisição da Obra:

  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do Centro de Educação
  • ONG MARÉ - Entrando em contato conosco