24º Livro - novembro/2019 ISBN - 978-85-463-0499-8
![]() |
Capa - Cely Sousa |
Este Livro, o de número 24, é
uma publicação da Coleção Projeto Editorial Novos Olhares, produzido pela
Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais. A Maré,
em seus dezessete anos de existência, é formada por educadoras e educadores
histórico-críticos e, por meio desse projeto, publica textos científicos sobre
educação e suas interfaces, acolhendo as produções de diferentes autores e
autoras, membros ou não da organização, visando pesquisar, registrar e difundir
o conhecimento popular e científico.
Este projeto editorial foi criado na perspectiva de possibilitar, a
todas as pessoas que desejam publicar seus textos científicos, um canal de
divulgação por meio da organização social coletiva e de um processo de economia
solidária. Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo
conflitante em que se dá o processo educacional, criar, refletir, problematizar
e vivenciar novas abordagens metodológicas, didáticas, processos pedagógicos,
tecnologias sociais, criações artísticas, fundamentos e práticas de
ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. abemos que a educação tem papel fundamental
na formação e transformação das pessoas e a partir essas transformações espera-se que realizem
intervenções significativas na sociedade. A função deste projeto editorial é difundir o livre pensar
de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas
discussões teóricas e práticas.
Sumário:
O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES:
diálogos iniciais
CAPITULO 1
LINGUAGEM VISUAL E EXPERIÊNCIA CÊNCIA COMO
PERFORMANCE: processo de criação e apreciação estética em artes na Educação
Básica
Ailma Alves de Souza Arruda
Aurílio da Silva Guedes
Julianna Marques Sobral Sousa
Shirley Batista da Silva
CAPITULO 2
CAMINHOS DO SABER: uma experiência didático
pedagógica
Ailza de Freitas Oliveira
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
Lisianne Matias Saraiva
Maria Cely de Sousa Silva
CAPITULO 3
JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO
Alexandra Silva Oliveira Buriti
CAPITULO 4
A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL NOS ANOS DE 1990 E A INFLUÊNCIA DA ORDEM NEOLIBERAL
Alex Viera da Silva
Givanildo da Silva
Iranete de
Araújo Meira
CAPITULO 5
PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS: um estudo sobre as
percepções de futuro profissional dos alunos concluintes da Escola Cidadã
Integral Técnica de Ensino Pastor João Pereira Gomes Filho.
Ana Cecília Costa Nascimento
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Josemar Elias da \silva Junior
Larissa Fernandes da Silva
CAPITULO 6
A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL: um relato de experiência
na socioeducação do Estado da Paraíba
Arleciane Emilia de Azevedo Borges
Érica Renata Chaves Araújo de Melo
Klebson Felismino Bernardo
CAPITULO 7
POR UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA: uma aula interdisciplinar
Brianna Lídia Duarte Nunes Souza
Eliane Silva Pereira
Leticia dos Santos Amaral Almeida
Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida
CAPITULO 8
“CORPOSDOCENTES”: uma reflexão performática sobre a
atuação das “artistasdocentes” na cidade de João Pessoa/PB
Hayala César de Sales
Lygia Maia Nobre de Figueiredo
Sandra Michelle de Cruz Melo
CAPITULO 9
FORMAÇÃO DOCENTE E DO GESTOR ESCOLAR: as competências
interdisciplinares da profissão
Janine Marta Coelho Rodrigues
Wellingta Magnólia L. L. Andrade
CAPITULO 10
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XXI: a educação de jovens
e adultos e suas perspectivas
Luciana Ataíde Dias
CAPITULO 11
SAIA DO VIRTUAL E VENHA BRINCAR DE CIRCO:
Marinalva Rodrigues dos Santos
CAPITULO 12
TEATRALIDADE INFANTIL: uma discussão sobre o
processo de criação da criança enquanto Ser artista
Soraya de Souza de Oliveira
Registro do Lançamento:
Locais de Aquisição da Obra:
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação
- ONG MARÉ - Entrando em contato conosco