Livro Novos Olhares Artísticos - Culturais


Capa - Cely Sousa

NOVOS OLHARES ARTÍSTICOS - CULTURAIS

1° Livro - dezembro/2011 -  ISBN 978-85-98311-78-4



Este livro apresenta um conjunto de textos nascidos das reflexões e práticas dos membros da Organização não Governamental MARÉ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS, criada em 2002 na cidade de João Pessoa, atuando desde então nas cidades de Cabedelo, Santa Rita e João Pessoa, onde tem sede. Formada por arte educadores, pedagogos, terapeutas, artistas, agentes culturais e estudantes de artes e de educação, têm em comum o realismo utópico de construírem, por meio da arte e da educação um mundo mais justo e igualitário para todos os seres humanos, independentemente de classes sociais.
Acreditam esses(a) educadores(a) que a participação cidadã e a construção de consciência crítica por meio das artes e dos processos educacionais não irão fazer nenhum revolução, mas irá, com certeza, permitir o empoderamento dos que participam desse processo e propiciarão práticas e diálogos reflexivos para que cada sujeito social possa tomar suas decisões e promoverem as suas mudanças, sem direcionamentos.
os que fazem essa organização da sociedade civil entendem, que o momento atual que vive a América Latina e o Brasil em particular, é muito propício para a retomada das ações educacionais e artísticas de base identitária. O mundo globalizado, o Estado-rede e a sociedade em rede, têm distanciado as pessoas e criado ambientes virtuais, necessários para determinados fins, mas que não devem ser a única alternativa de estabelecer diálogos de saberes. Precisamos refundamentar a Educação Popular e ressignificá-la para o enfrentamento desses novos tempos não tão novos assim.


Sumário:

Apresentação - p. 07

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO A EDUCAÇÃO INFANTIL - p. 09
Débora de Carvalho Brito

AS ARTES CÊNICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Diálogos metodológicos - p. 22
Ailza Freitas Oliveira

AVALIAÇÃO EM MÚSICA - p. 31
Yuri Moreira Ribeiro e Nadya de Araújo Amorim

DANÇA NA ESCOLA: uma visão da técnica de Laban - p. 42
Joelma Ferreira Dantas

EDUCAÇÃO POPULAR E POSSÍVEIS DIÁLOGOS CRÍTICOS - p.47
Fernando A. Abath L. C. Cananéa

O DECLÍNIO DO NOME-DO-PAI E A VIOLÊNCIA CONTEMPORÂNEA - p.61
Regina Maria Peregrino Pimentel de Oliveira

RESISTÊNCIA E TRADIÇÃO NO AUTO DA LAPINHA - p.74
Maria Cely de Sousa  Silva

TEATRO: uma pedagogia prazerosa - p.82
Maria Wilma Albuquerque da Costa

TEATRO DO OPRIMIDO: uma perspectiva metodológica para educação em direitos humanos na escola estadual de ensino fundamental e médio Luiz Gonzaga Burity - p. 93
Soraya Souza


Registro do Lançamento




Locais para aquisição do livro:
  • Sebo Cultural 
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do CE