Livro Educação (Re)Construída

EDUCAÇÃO (RE) CONSTRUIDA - teoria fundamentando a práxis

9° Livro - novembro/2013 - ISBN 978-85-8332-003-6
Capa - Cely Sousa

Esta coletânea faz parte do Projeto Novos Olhares da Ong MARÉ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS que a onze anos desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura e arte. Esta edição é composta de nove capítulos e marca a publicação anual dos membros dessa organização da sociedade civil. Apresenta importantes diálogos sobre o cotidiano educacional e artístico a partir de um grupo de educadores e educadoras preocupados com o fazer educativo ao mesmo tempo em que são praticantes, em suas diversas áreas de atuação, com seus diferentes olhares. Este livro aborda em seus capítulos, várias temáticas educacionais refletindo os autores e autoras, sobre suas possibilidades práticas e construções conceituais, em diálogo com a vida real. A matriz pensada é a de oferecer ao público interessado nos processos educacionais e suas diferentes interfaces, um conjunto de reflexões críticas sobre variados temas que debatem a sociedade, a escola e suas relações. É preciso ser, pensar e agir.

Sumário:

O PROJETO NOVOS OLHARES - p.07

APRESENTAÇÃO - p. 09


Capítulo 01 

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS LEITORAS - p.13
Ailza de Freitas Oliveira

Capítulo 02 

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - p.23
Ana Lúcia Tavares de Oliveira

Capítulo 03 

A ESCOLA NO RESGATE DA AFETIVIDADE HUMANA: quebra do paradigma social da violência - p. 39
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula

Capítulo 04 

CULTURA, POPULAR E POPULARIDADE: uma representação política e teatral - p. 57
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa

Capítulo 05 

O DIA A DIA DE UMA CRECHE: saberes pedagógicos, formação e técnicos - p.69
Gláucia Dantas Dias Alves

Capítulo 06 

APRENDENDO A COMPARTILHAR CONHECIMENTO - p.87
Joelma Ferreira Dantas

Capítulo 07 

HABILITAR-ME PARA PODER HABILITAR: refletindo sobre a atuação dos centros de referência para pessoas com deficiência - p.93
Lisianne Matias Saraiva

Capítulo 08 

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO: uma experiência de identidade indígena em escola pública - p.107
Maria Cely de Sousa Silva e Marcela Rodrigues Penna

Capítulo 09 
A ANÁLISE LINGUÍSTICA DO TEXTO TEATRAL COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA - p.125
Roseane Batista Feitosa Nicolau e Soraya de Souza de Oliveira 


Registro do Lançamento:




Locais para Aquisição dos livros:
  • Sebo Cultural 
  • UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
  • UFPB/CE - Praça do Centro de Educação