Esta
coletânea faz parte do Projeto Novos Olhares da Ong MARÉ PRODUÇÕES
ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS que a onze anos desenvolve projetos nas áreas de
educação, cultura e arte. Esta edição é composta de nove capítulos
e marca a publicação anual dos membros dessa organização da sociedade
civil. Apresenta importantes diálogos sobre o cotidiano educacional e artístico
a partir de um grupo de educadores e educadoras preocupados com o fazer
educativo ao mesmo tempo em que são praticantes, em suas diversas áreas de
atuação, com seus diferentes olhares. Este livro aborda em seus capítulos,
várias temáticas educacionais refletindo os autores e autoras, sobre suas
possibilidades práticas e construções conceituais, em diálogo com a vida real.
A matriz pensada é a de oferecer ao público interessado nos processos
educacionais e suas diferentes interfaces, um conjunto de reflexões críticas
sobre variados temas que debatem a sociedade, a escola e suas relações. É
preciso ser, pensar e agir.
Sumário:
O PROJETO NOVOS OLHARES - p.07
APRESENTAÇÃO - p. 09
Capítulo 01
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS LEITORAS - p.13
Ailza de Freitas Oliveira
Capítulo 02
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - p.23
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Capítulo 03
A ESCOLA NO RESGATE DA AFETIVIDADE HUMANA: quebra do paradigma social da violência - p. 39
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Capítulo 04
CULTURA, POPULAR E POPULARIDADE: uma representação política e teatral - p. 57
Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
Capítulo 05
O DIA A DIA DE UMA CRECHE: saberes pedagógicos, formação e técnicos - p.69
Gláucia Dantas Dias Alves
Capítulo 06
APRENDENDO A COMPARTILHAR CONHECIMENTO - p.87
Joelma Ferreira Dantas
Capítulo 07
HABILITAR-ME PARA PODER HABILITAR: refletindo sobre a atuação dos centros de referência para pessoas com deficiência - p.93
Lisianne Matias Saraiva
Capítulo 08
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO: uma experiência de identidade indígena em escola pública - p.107
Maria Cely de Sousa Silva e Marcela Rodrigues Penna
Capítulo 09
A ANÁLISE LINGUÍSTICA DO TEXTO TEATRAL COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA - p.125
Roseane Batista Feitosa Nicolau e Soraya de Souza de Oliveira
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação