EDUCAÇÃO - território do sensível
20° Livro - abril/2018 - ISSN 978-85-8332-082-1

Capa - Cely Sousa

Este livro, publicação de número 20, com lançamento em 2018, é a consolidação dessa ideia de refletirmos teoricamente sobre nossas práticas educacionais, acreditando que a educação, como afirmava nosso mestre Paulo Freire, não muda o mundo, mas transforma as pessoas, e essas, por suas opções e ações transformarão o mundo. Acreditamos numa educação emancipadora e transformadora.
Fundamental se faz, nesse contexto desafiador e ao mesmo tempo conflitante e estimulador, criar, refletir e experienciar novas metodologias, didáticas, processos, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem de forma crítica e dialógica. Sabemos que a educação tem papel fundamental na formação e transformação das pessoas e a partir dessas transformações esperamos que realizem intervenções significativas na humanidade.
A função desse projeto editorial é difundir o livre pensar de forma autônoma e crítica. Que tenhamos, sempre, novos olhares e novas discussões.
Sumário:
O PROJETO EDITORIAL NOVOS OLHARES:
diálogos iniciais - p. 9
APRESENTAÇÃO - p. 11
CAPÍTULO 1
GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: a Escola da Ponte como proposta e estratégia de ação participativa - p. 23
Adriano Araújo Santos
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
CAPÍTULO 2
EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE GOLPE: reflexões educacionais - p. 39
Ailza de Freitas Oliveira
Aline Maria Batista Machado
CAPÍTULO 3
GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: desafios e possibilidades de mudança na escola para uma educação de qualidade - p. 49
Aline Cordeiro Queiroz de Souza
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
CAPÍTULO 4
SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT: uma visão a partir dos pressupostos dos direitos humanos, dos direitos da identidade de gênero e da orientação sexual - p. 65
Ana Lúcia Tavares de Oliveira
Faysa de Maria Oliveira e Silva
Jefferson Higino da Silva
Josemar Elias da Silva Junior
CAPÍTULO 5
PROCESSO DEMOCRÁTICO E GESTÃO ESCOLAR - p. 87
Aurenildo Gonçalves da Silva
CAPÍTULO 6
UMA EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO POPULAR SOB O OLHAR DE TRÊS EXTENSIONISTAS EGRESSOS: reflexões sobre as contribuições pedagógicas - p. 99
Bruna Aldair da Nóbrega Gomes
Francisco Sandro Aureliano
Kamilla Maria Sousa de Castro
CAPÍTULO 7
POESIA ENCENADA: um processo de ensino-aprendizagem através da arte - p. 129
Celly Albuquerque Nogueira de Freitas
CAPÍTULO 8
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: o uso dos laboratórios na escola - p. 145
Emanoel Lourenço da Silva
Maria do Amparo J. da Silva
Marilene Andrade Lima
Valdeluce Albuquerque e Silva
CAPÍTULO 9
GESTÃO EDUCACIONAL: a importância da educação financeira na infância e sua inclusão escolar - p. 157
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
Karina Mendonça Evangelista Silva
CAPÍTULO 10
GESTÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA ESPÍRITA - p. 177
Fernando A. Abath L. C. Cananéa
Nyldete Xavier de Deus
CAPÍTULO 11
EM (RE)FORMA: ações educacionais em uma loja de materiais - p. 205
Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça
Luciano de Aquino Luiz de Mendonça
CAPÍTULO 12
O LÚDICO, O JOGO E A PEÇA DIDÁTICA BRECHTIANA - p. 219
Luciana Ataíde Dias
CAPÍTULO 13
A IMAGEM NA LITERATURA - p. 245
Maria de Fátima M. Queiróz de Paula
Ricardo Stumpf Alves de Souza
CAPÍTULO 14
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE ARTE, EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA - p. 273
Rosa Samara Silveira Xavier
CAPÍTULO 15
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA UMA EDUCAÇÃO AUTÔNOMA E LIBERTADORA A PARTIR DO VIÉS SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA WALDORF RURAL DENDÊ DA SERRA EM URUÇUCA-BA - p. 295
Sandra Sylvia Ziegler
Vanessa Oliveira Fernandes Câmara
Registro do Lançamento:
Locais para Aquisição dos livros:
- Sebo Cultural
- UFPB/CCHLA - Praça da Alegria
- UFPB/CE - Praça do Centro de Educação